Bitcoin Motion Pro

Hoje em dia as criptomoedas passaram a ser uma parte importante no portfólio de qualquer investidor. Independentemente do seu perfil de investidor, a compra de criptomoedas é a forma mais eficaz de alavancar seu portfólio e aumentar seus rendimentos.

Em alguns países, como o Brasil, as criptomoedas já são mais populares do que a bolsa de valores, e mais de 500 milhões de pessoas no mundo já possuem Bitcoin (BTC) ou outras criptomoedas. Com o lançamento dos ETFs de Bitcoin em janeiro, esse número pode aumentar ainda mais ao longo dos meses.

Mas o que também segue em alta é o número de investidores que já perderam suas criptomoedas por vários erros cometidos. Portanto, se você quer manter suas criptomoedas seguras e evitar perder seu investimento, este texto vai te mostrar os erros mais comuns dos investidores e como evitá-los.

O que este artigo aborda:

Investimento cripto
Investimento cripto
Pin It

Erros de segurança

Erros de segurança são aqueles que dizem respeito à maneira como você armazena suas criptomoedas. Esse armazenamento ocorre nas carteiras de criptomoedas, que são softwares ou dispositivos que você utiliza para receber, guardar e enviar criptomoedas.

Trata-se do erro mais comum, que atinge sobretudo os iniciantes do mercado, mas que pode ser evitado com algumas dicas simples de segurança.

A escolha das carteiras

Um dos maiores erros de segurança é escolher uma carteira inadequada para seu objetivo ou a quantidade de criptomoedas que você possui. Quanto mais criptomoedas se tem, ou maior a duração de tempo que se deseja guardá-las, maior deve ser a segurança da carteira.

Se você tem um valor relevante, o melhor investimento é uma hardware wallet, um dispositivo que armazena suas criptomoedas longe da internet. Essas carteiras fornecem um elevado nível de segurança para suas criptomoedas, impedindo que hackers possam roubá-las.

As melhores opções de carteiras de hardware do mercado são a Trezor, Ledger e Jade – esta última fabricada pela Blockstream.

Perda das senhas

A chave privada é a parte mais importante de uma carteira, pois é ela que garante o acesso às suas criptomoedas. Caso você perca sua carteira, basta ter as chaves privadas em mãos e restaurar sua carteira em outro dispositivo.

Mas ao contrário de outros serviços, não existe um botão de “esqueci minha senha” nas criptomoedas. Se você perder as chaves privadas não há como recuperá-las, o que significa que você ficará sem acesso ao seu dinheiro para sempre.

Essa senha é formada por uma sequência de 12 ou 24 palavras e você deve anotá-las em segurança e nunca perder. Por isso, seguem algumas dicas de como manter essa senha protegida:

  • não anote as palavras em papel, pois este pode ser perdido ou destruído. Escolha placas de metal e grave-as nelas para que não corram esse risco;
  • jamais exponha sua chave privada para ninguém nem deixe-a salva em serviços de nuvem, pois hackers podem roubá-la;
  • evite utilizar sua carteira em aplicativos móveis onde você tenha que colocar sua chave privada exposta à Internet.

Erros financeiros

Já os erros financeiros dizem respeito a decisões de investimentos que você pode tomar e acabar prejudicando seus investimentos. Essas decisões envolvem o pânico ao negociar, a ganância e até a falta de diversificação.

Cair no pânico

Por serem ativos muito voláteis, as criptomoedas sofrem oscilações de preço muito elevadas. Elas podem subir 10% ou até mais em um único dia, mas também sofrer perdas equivalentes ou até maiores.

Como nós, seres humanos, somos avessos a sofrer prejuízos, a nossa primeira reação é vender um investimento que está caindo demais. Mas essa decisão precipitada pode causar grandes perdas no longo prazo, que é o momento no qual as criptomoedas mostram seu potencial de alta.

Sendo assim, evite tomar decisões por impulso e não invista em criptomoedas mais do que você pode. 

Esquemas e golpes

Quando o mercado está na fase de alta, é comum ver empresas e outros negócios prometendo rendimentos elevados sobre criptomoedas. Alguns desses “negócios” chegam a oferecer 30% ao mês, valor muito acima do mercado.

Entretanto, na maioria dos casos, essas promessas se revelam como golpes que causam perdas que podem chegar a milhões. O caso Braiscompany é um exemplo: a empresa prometia rendimentos de até 10% ao mês e chegou a funcionar por quase 4 anos, mas quebrou em 2023 e estima-se que deixou um prejuízo de R$ 2 bilhões aos seus clientes.

Criptomoedas não rendem juros nem pagam dividendos. Por isso, sempre desconfie de alguma empresa que prometa esse tipo de rentabilidade.

Por fim, é sempre importante diversificar seus investimentos em mais de uma criptomoeda. Isso serve como uma forma de proteção para evitar a perda de capital caso um projeto entre em colapso.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Bitcoin Motion Pro

O Bitcoin Motion Pro é um portal de conteúdos com o objetivo de solucionar seus problemas mais rotineiros com conhecimento. O conhecimento é a melhor ferramenta

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse